Saúde
Fiocruz é informada oficialmente sobre pausa em testes da vacina de Oxford
Compartilhe:
Em nota ao Metrópoles na noite desta terça-feira (8/9), a Fiocruz afirma que foi informada oficialmente pela AstraZeneca sobre a suspensão dos testes clínicos da vacina de Oxford.
A entidade diz que “vai acompanhar os resultados das investigações sobre possível associação de efeito registrado com a vacina para se pronunciar oficialmente”. A Fiocruz é a responsável, no Brasil, pelo estudo clínico e pela fabricação do imunizante, quando ele for aprovado pelos órgãos regulatórios do país.
A pausa da AstraZeneca aconteceu por conta de um voluntário no Reino Unido, que teria desenvolvido um efeito adverso sério por conta do imunizante. A empresa diz que está revisando os testes para verificar os dados de segurança, e que o procedimento é de rotina.
“Em testes aplicados em um grande grupo, doenças costumam aparecer, mas elas precisam ser investigadas com cuidado. Nós estamos estudando cada detalhe para tentar minimizar qualquer potencial impacto no calendário de testes. Nós estamos comprometidos com a segurança dos participantes e com os mais altos padrões de conduta de testes”, diz, em nota à CNN Internacional.
Metrópoles